CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES COBRA EXPLICAÇÕES DA CONCESSIONÁRIA ÁGUAS DE CARLINDA
Publicado em: 29/11/2022 ás 14:28:00 Autor: Gabriele A. Zapelini Corti Fonte: Equipe Águas de Carlinda

Diante de reclamações feitas por usuários da Águas de Carlinda, os vereadores municipais organizaram requerimento (Requerimento n.º 007/2022), apresentado a concessionária em 25 de novembro de 2022, visando obter satisfações a respeito dos problemas apresentados pelos munícipes carlindenses, que relataram a falta de qualidade nos serviços prestados.

Em suma, o teor do Requerimento indica a necessidade de ofício resposta do Diretor representante da Concessionária Águas de Carlinda (AEGEA/MT), tendo em vista relatos de moradores que apresentam problemas com baixa qualidade da água, como também as constantes interrupções no abastecimento, sob a justificativa de reparos e obras.

A equipe da Águas de Carlinda se comprometeu de responder o requerimento no prazo estipulado de 15 dias, apresentando juntamente a resposta, relatório das benfeitorias na ETA, como também o planejamento quinquenal de investimentos e contrato de concessão.

Na oportunidade de apresentação do documento junto a concessionária, foi realizada reunião para tratar oralmente os problemas trazidos pelo requerimento. Por meio do Diretor Yuri, representante da Águas de Carlinda, foi informado que a água ofertada no abastecimento da cidade é de boa qualidade, oferecendo uma visita in loco à estação de tratamento de água aos vereadores, para que constassem a qualidade do serviço prestado.

Além disso, foi sugerido na reunião o compartilhamento de informações a respeito do funcionamento da estação de tratamento de água, tanto em escolas, como também com líderes de bairros, e outros institutos que desejem compreender desde a capitação até o abastecimento nas residências.

Devido ao único manancial de abastecimento da cidade (córrego São Bento), foi sugerido novas formas subsidiarias a captação de águas em situações emergenciais, de modo a evitar que diante de algum empecilho não deixassem o Município desamparado.

Da capitação ao abastecimento de Carlinda

A capitação da água que abastece o Município de Carlinda é realizada no Córrego São Bento, localizado no Bairro Cristo Rei. A capitação acontece por meio da Casa de Bomba, que apresenta 02 bombas (uma operante, e outra reserva), além de contar com gerador elétrico, para que o abastecimento não seja interrompido em caso de falta de eletricidade.

A água capitada do córrego, é levada até a estação de tratamento (ETA) por meio de 2 km de adutora (encanamento destinado a conduzir a água) de 150mm, para que inicie o processo de tratamento.

Chegando a ETA, a água é decomposta por um decantador, no qual são separados e retirados impurezas e matéria orgânica da água. Logo após, a água é filtrada, e, em seguida, são injetados produtos de desinfecção (cloro, flur). A cada hora, são tratados, aproximadamente, 80m³ de água.

Na unidade, são feitas análises (físico-químicas) da água a cada duas horas para auferir a qualidade, e a correta dosagem dos produtos para o seu tratamento. Isso ocorre pela variação da condição que a água chega a ETA.

Das melhorias apresentadas e queixas recorrentes

Foi informado pela equipe da Águas de Carlinda que, no ano de 2022, foram geradas as seguintes melhorias no material para tratamento da água: troca de todo o material filtrante; lavagem no filtro e instalação de gerador de cloro.

Além disso, como principal queixa levada a equipe da águas, foi destacado o valor elevado das faturas, o que por vezes, é constatado por infiltrações internas.

A Águas de Carlinda possui meios de contato para que os consumidores possam efetuar denúncias e reclamações:

Estabelecimento de Atendimento da Águas de Carlinda – Avenida Antônio Castilho, n.º 1.098, Centro.

Call-Center – 8006476060 (whatsapp)

Site – www.aguasdecarlinda.com.br

Facebook – Águas de Carlinda

Aplicativo Águas de Carlinda – Aguas App.