EMPAER E SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZAM DEMONSTRATIVO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS EM 2021
Publicado em: 07/04/2022 ás 14:18:00 Autor: Gabriele A. Zapelini Corti Fonte: Secretária de Agricultura e Meio Ambiente; EMPAER

Em demonstrativo realizado pela EMPAER em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em 31 de março de 2022 na Câmara Municipal de Carlinda, foi exposto as atividades desenvolvidas no decorrer do ano de 2021 pelas entidades.

A Secretária de Agricultura e Meio Ambiente atendeu, aproximadamente, 1.500 produtores rurais no ano de 2021, por meio de seu quadro de profissionais, composto por Marilene Gomes da Silva Costa, Secretária da Pasta; Ivonete Salete Jacques, Engenheira Florestal; e Erica Marcieli Furlan de Pedri de Campos, Bióloga.

Por outro lado, a Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural realizou no ano de 2021 cerca de 656 atendimentos em 40 comunidades rurais e em 02 assentamentos, contando com o trabalho dos técnicos Antônio Carlos Pedro Carneiro, Técnico Agropecuário, Engenheiro Florestal e Extensionista Rural; e Viviane Sachi Passos, responsável pelo serviço social e extensionista rural.

Dessa maneira, por meio de seus profissionais, a Secretaria de Agricultura realizou as seguintes ações no ano de 2021: Reestruturação do viveiro municipal; produção de diversas mudas distribuídas aos rurais, sendo 10 mil mudas de café ouro preto, 13 mil mudas de frutíferas. 40 mil mudas de espécies nativas para reflorestamento (entregue 20 mil), 7 mil mudas de cacau (entregues 5 mil). Para além disso, forma entregues 500 toneladas de calcário, distribuídas para 384 produtores.

A Secretaria ainda prestou assistência técnica sobre a regularização ambiental de propriedades rurais, bem como fez o acompanhamento de 200 Cadastro Ambiental Rural, tendo 22 aprovados junto a SEMA até o momento. Além disso, foram feitos mais de 1 tonelada de silagem, beneficiando 22 produtores, como também hortas na Escola Monteiro Lobato e APAE.

Também foram realizadas visitas técnicas nas seguintes cadeias produtivas: cupuaçu, cacau, abacaxi, mamão, banana, melancia, café, maracujá, mandioca, milho, limão, batata doce e produtores de leite.

Por outro lado, a EMPAER auxiliou diversos produtos nas culturas de cupuaçu, abacaxi, melancia, banana, mamão, café, cacau, maracujá, mandioca, milho, limão e cadeira leiteira. Além disso, realizou cerca de 81 análises de solo; 326 visitas técnicas em propriedades; 184 atendimentos no escritório; 7 palestras de divulgação de políticas públicas; 55 emissões de DAP; e implantação de unidade de referência tecnológica e apoio na implantação.

Por fim, como trabalho conjunto entre as duas entidades foram produzidas 15 mil mudas de capiaçu e kurumi, bem como 15 mil mudas de abacaxi, que foram distribuídas aos produtores rurais. Também foram entregues 15 mil quilos de alimentos à 30 famílias em situação de vulnerabilidade, através do Programa de Aquisição de Alimento (PAA).

Também foi oriunda de ação conjunta a coleta itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos, atendendo 462 produtos, sendo recolhidos 4.700 embalagens.

Com isso, a Câmara Municipal de Carlinda agradece pelas informações disponibilizadas e pelo demonstrativo realizado, garantindo a transparência e tornando evidente os diversos trabalhos prestados aos produtores rurais, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente juntamente com a EMPAER.